terça-feira, 26 de maio de 2009

Votar nas Eleições Europeias


Como posso votar no meu país e no estrangeiro? Por que razão devo votar? Posso votar por correspondência? Quantas voltas existem nas eleições europeias? À medida que as eleições se aproximam, é importante conhecer os seus direitos. Fique a saber as respostas às perguntas mais frequentes enviadas pelos cidadãos europeus sobre o exercício de voto nas próximas eleições de 7 de Junho.

Como posso votar nas eleições europeias?
Os procedimentos eleitorais variam de país para país. Na maioria dos Estados-Membros só os cidadãos com mais de 18 anos de idade e devidamente recenseados podem votar (a Áustria, país onde se pode votar a partir dos 16 anos, é a única excepção. Para mais informações consulte as leis eleitorais do seu país através da primeira ligação abaixo indicada ou contacte as autoridades nacionais. Se vive noutro Estado-Membro que não o seu país de origem pode optar por votar nas listas de candidatos do país onde reside ou do seu país natal. A escolha é sua! Informe-se junto da Embaixada ou do Consulado do seu país de origem para saber em que condições pode exercer o seu direito de voto.

As pessoas que estão presas podem votar?
Sim. Os reclusos também podem exercer o seu direito de voto, na medida em que mantêm os seus direitos cívicos e políticos.

Quantas voltas têm as eleições para o Parlamento Europeu?
Só se realiza uma volta eleitoral, ainda que a data das eleições nos diferentes Estados-Membros varie entre os dias 4 e 7 de Junho de 2009.

É possível votar por correspondência nestas eleições e, em caso afirmativo, quais os Estados-Membros que o permitem?
Votar por correspondência ainda não é possível em todos os Estados-Membros. Se vive no estrangeiro e pretende informar-se sobre esta possibilidade consulte as leis eleitorais do seu país de origem, através da primeira ligação abaixo indicada. Os cidadãos portugueses residentes no estrangeiro não podem votar por correspondência para as eleições europeias.

Fonte: Serviço de Imprensa do Parlamento Europeu

1 comentário:

  1. Colegas, parabéns pelo site que estão a desenvolver, a troco de nada (só experiência), sobre as eleições europeias. Acho um projecto muito aliciante e parabéns aos colegas que têm NER (e ao professor da vossa disciplina) pelo trabalho que estão/vão desenvolver.

    Bjs

    Inês Cândido

    ResponderEliminar