sábado, 30 de maio de 2009

Os jovens e as Eleições Europeias


O Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal esteve presente durante quatro dias na segunda edição da SPOT – Feira da Juventude 2009, entre 19 e 22 de Março, para chamar a atenção dos jovens para a importância do voto nas eleições europeias.
Segundo o último Eurobarómetro, 20% dos jovens portugueses até aos 24 anos de idade têm a certeza de que não irão votar no dia 7 Junho. Para combater este panorama, membros do Gabinete do Parlamento Europeu, da Representação da Comissão Europeia e do Centro de Informação Europeia Jacques Delors marcaram presença na maior feira da Juventude de Portugal.

Para além de um espaço informativo, o stand do PE disponibilizou aos mais de nove mil estudantes que passaram na SPOT documentação e material informativo sobre as eleições europeias, o Parlamento Europeu e a União Europeia.

Esta iniciativa inseriu-se no Programa de Informação para as Eleições Europeias 2009, em parceria com o Conselho Nacional da Juventude (CNJ), que visa incentivar os cidadãos a expressarem a sua opinião através do voto e reduzir a taxa de abstenção de 61,4% verificada nas últimas eleições.

A nível da UE, estas são as europeias em que há o maior número de pessoas a votar pela primeira vez desde 1979, ano em que o Parlamento Europeu começou a ser eleito por sufrágio directo e universal. A faixa etária entre os 25 e os 39 anos é a que demonstra maior intenção de voto, de acordo com a sondagem do Eurobarómetro.

Fonte: Parlamento Europeu

Sem comentários:

Enviar um comentário